O Vitória venceu o confronto direto contra o Santos, na noite desta segunda-feira, e embolou de vez a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Jogando na Vila Belmiro, o time baiano fez 1 a 0 sobre o rival e alcançou os mesmos 31 pontos do Peixe, primeiro clube fora da zona da degola. O rubro-negro, no entanto, segue no Z-4 por ter uma vitória a menos, oito contra sete.
Por @PaulinhoCunha
O único gol da partida saiu ainda no primeiro tempo, com Matheuzinho, de pênalti confirmado após revisão do VAR. O resultado teve sabor especial para o torcedor baiano: foi a primeira vitória do Vitória fora de casa neste Brasileirão e também a primeira sobre o Santos como visitante na história da competição.
Primeiro tempo: polêmica e vantagem baiana
Logo no início, a Vila Belmiro viveu momentos de tensão. Aos dois minutos, o árbitro Rafael Rodrigo Klein precisou consultar o VAR para anular um pênalti inicialmente marcado a favor do Santos, em lance envolvendo Lautaro Díaz.
O Peixe até começou mais ofensivo, tentando repetir o bom desempenho do clássico da rodada anterior, mas encontrou um Vitória bem postado e perigoso nos contra-ataques. Aos 40 minutos, em jogada de pouca ameaça inicial, o rubro-negro acabou beneficiado: Gabriel Brazão cometeu falta sobre Renzo López dentro da área. Após revisão no vídeo, o pênalti foi confirmado, e Matheuzinho converteu com categoria, abrindo o placar.
Segundo tempo: pressão santista e trave salva o Peixe
Na etapa final, o Santos voltou determinado a empurrar o Vitória para o campo de defesa, mas esbarrou em suas próprias limitações técnicas. Barreal teve duas boas chances, mas falhou nas finalizações e sequer exigiu defesa de Lucas Arcanjo. A melhor oportunidade veio aos 26 minutos, quando Guilherme, livre após cruzamento de Igor Vinicius, tentou um “peixinho” e furou na pequena área.
O Vitória, fechado e apostando nos contra-ataques, cresceu com as entradas de Osvaldo e Carlinhos. Aos 40 minutos, Osvaldo cruzou e Lucas Braga quase marcou contra, acertando a trave. No fim, o goleiro Lucas Arcanjo garantiu o resultado ao defender um chute perigoso de Rollheiser nos acréscimos.
Santos pressionado e com sequência dura pela frente
A derrota aumentou ainda mais a pressão sobre o Santos, que vê a zona de rebaixamento se aproximar justamente antes de uma sequência complicada no Brasileirão. O técnico Juan Pablo Vojvoda tenta reorganizar a equipe enquanto aguarda o retorno de Neymar, previsto para meados de novembro, mas ainda sem data definida.
Nos próximos compromissos, o Peixe terá duas pedreiras fora de casa e duelos diretos dentro da Vila. Confira a sequência:
-
26/10 – Botafogo x Santos (30ª rodada)
-
1/11 – Santos x Fortaleza (31ª rodada)
-
6/11 – Palmeiras x Santos (32ª rodada)
-
9/11 – Flamengo x Santos (33ª rodada)
-
15/11 – Santos x Palmeiras (13ª rodada, jogo remarcado)
Será o momento de Vojvoda e seus comandados mostrarem força e reação ou o torcedor santista pode ter que recorrer novamente ao “sal grosso” para espantar o fantasma do Z-4.